Menu

04/02/2020, 14:56

Arena BSB assume integralmente o Complexo Esportivo de Brasília

O GDF e o consórcio Arena BSB promoveram, nesta terça-feira (4), uma solenidade que marcou a entrega do Complexo Esportivo de Brasília, formado pelo Estádio Nacional Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson e Complexo Aquático Cláudio Coutinho, à iniciativa privada. O ato contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, do vice-governador Paco Britto, do presidente da Arena BSB, Richard Dubois, e de autoridades do Executivo.

A concessionária já participava da gestão do espaço de forma compartilhada com a Agência de Desenvolvimento (Terracap), mas agora assume o negócio integralmente. Além das praças esportivas, o consórcio vai construir um boulevard com área de convivência, entretenimento e lazer. A meta é resgatar uma importante área central de Brasília.

Arrecadação e economia

Todo esse ambiente será administrado pela Arena BSB por 35 anos. Nesse período, o governo vai arrecadar bilhões de reais, entre tributos pagos pelo consórcio e incidentes sobre a receita do complexo. O negócio tem potencial para gerar quatro mil empregos diretos, e, de imediato, o GDF vai economizar mais de R$ 13 milhões por ano com a dispensa de manutenção de todo o centro esportivo.

Além disso, durante o período determinado para vigorar a concessão, terão sido repassados R$ 150 milhões em outorga à Terracap, uma vez que o consórcio terá um prazo de carência de cinco anos para realização das obras, além do repasse de 5% do faturamento líquido.

“Essa é a mudança, a virada dessa cidade”, destacou o governador Ibaneis Rocha, durante a cerimônia. “Temos que pensar grande. Como filhos de Brasília, temos a obrigação de manter essa cidade em pé e dar esperança para a população. Isso se faz com muito trabalho. Vamos reconstruir a cidade através de seus potenciais, e um dos maiores é o turístico.”