Menu

10/03/2024, 20:17

Artista brasiliense Nati Maia lança “Março Lilás”, mês de alerta sobre a prevenção do câncer de colo de útero

No mês e semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Saúde chama a atenção sobre as doenças que acometem o sexo feminino. Após sucesso nas campanhas de Janeiro Branco e Fevereiro Laranja, a artista Nati Maia lança agora o “Março Lilás”, um alerta sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 A iniciativa nomeada C.A.P – Calendário Artístico Preventivo que foi/é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal irá ocupar as redes sociais do projeto com fotos artísticas e de prevenção contra inúmeras doenças durante todos os dias e meses do ano. Confira: Instagram: @calendario_art_prev.

Em 2018, com a parceria da fotógrafa Kakau Lossio, a artista e maquiadora brasiliense Nati Maia realizou uma sessão de fotos com o tema Outubro Rosa não apenas para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas também para valorizar a mulher por meio de fotos e maquiagens que realçam o empoderamento feminino. A iniciativa foi um sucesso e viralizou nas redes sociais das artistas.  Agora, Maia resolveu estender o projeto para os outros meses que também são de suma importância social.

No total, serão 12 meses de postagens diárias – 365 dias – e 12 ensaios fotográficos que já começaram a ser produzidos em 2023 e tiveram estreia no dia 1º de janeiro. Cada ensaio utiliza técnicas de maquiagem artística – feitas pela própria Nati Maia – e convida 12 fotógrafos para retratarem cada mês de conscientização, com as cores pré-determinadas de acordo com os meses do ano.

Março Lilás – A campanha do “Março Lilás” visa ainda alertar sobre a importância de se proteger contra as DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.

“Por isso é tão importante estarmos em dia com nossas consultas ginecológicas, realizando os exames preventivos que nos ajudam a detectar a presença ou não de HPV”, aleta Nati Maia.

A cor da campanha também remonta ao Movimento Sufragista, em busca do direito ao voto feminino, que ocorreu em 1908, na Inglaterra. No período, as cores do movimento eram lilás, branco e verde, simbolizando a busca das mulheres pela igualdade de direitos e liberdade.

A modelo Sabrina Costa representará o mês das mulheres. Fotografia por Luana Lleras e assistência de fotografia por Akira Miura.

Ações – Além dos ensaios fotográficos produzidos de acordo com a temática e cores de cada mês do ano e suas respectivas postagens, Nati Maia divulgará cada tema por meio da entrega de panfletos físicos em locais estratégicos do Distrito Federal, redes sociais e outros meios de comunicação. Ao final do ano, será criado um calendário da campanha para ser utilizado no ano de 2025. O mesmo será entregue em instituições que trabalhem os temas em comum com o projeto. Haverá ainda um coquetel com exposição final, para distribuição gratuita deste Calendário, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, com todas as fotografias registradas em Dezembro de 2024.