13/08/2019, 08:00
Atendimento online da Ouvidoria do DF tem aumento de 32,3%
Com o objetivo de levar a voz da população da capital para dentro da administração pública, a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF) recebe reclamações, solicitações de serviço, denúncias, elogios, informações e sugestões por meio de alguns canais. A internet é um deles e neste primeiro semestre houve um crescimento de 32,3% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o ouvidor-geral do DF, José de Oliveira, a manifestação registrada pela internet dá mais celeridade ao processo. “Por telefone, um atendimento rápido demora cerca de dez minutos. Pelo computador ou celular não chega a cinco minutos”, explica.
Além disso, Oliveira destaca que o usuário pode acompanhar o registro no sistema. “É parecido com uma conta de e-mail. Se a pessoa esqueceu algum detalhe, basta acessar novamente para fazer a complementação”.
Pela internet, o cidadão também pode avaliar se a demanda foi ou não resolvida, além de responder uma pesquisa de satisfação. “A Ouvidoria é uma forma de controle social. Levamos os anseios da população para que os gestores possam fazer políticas públicas e medirmos a qualidade dos serviços prestados”, pontua.
Como registrar
Além do 162, as manifestações podem ser registrada pelo site, basta fazer o cadastro. Para acompanhar a demanda é preciso ter a senha de acesso ao sistema recebida no ato do registro da manifestação e o número do protocolo. Também é possível fazer o registro presencialmente.