20/07/2020, 15:21
Aulas de programação preparam jovens para mercado do futuro
Em um mundo cada vez mais conectado, aprender programação é tendência para crianças e adolescentes. Já não é surpresa que a garotada consegue de forma rápida e precoce a manusear smartphone, tablet e notebook. Por isso, quando desde cedo elas têm contato com a linguagem de programação é natural que desenvolvam habilidades importantes para o mercado do futuro.
Seguindo esse caminho, o Brasil já está começando a estimular o aprendizado de programação entre sua população mais jovem, à exemplo de países como Estônia, a Finlândia e a Austrália. Criar um aplicativo, um site ou até mesmo um novo recurso para um videogame, se torna possível e cada vez mais simples no universo em que vivemos hoje.
Tiago Pigatto é coordenador da Simplicode, empresa que oferece aulas de programação. Ele conta que aumentou bastante a procura pelas aulas e que o foco é preparar a criança ou adolescente para o futuro fazendo com que programar seja uma coisa normal. “São diversas habilidades e isso varia um pouco de um aluno para outro, mas principalmente temos o raciocínio lógico, organização, criatividade, autoconfiança e resolução de problemas”, explica Pigatto.
Foi pensando em todos esses benefícios que a jornalista Leiliane Rebouças resolveu matricular o filho Fernando Rebouças Salone, de 13 anos em um curso de programação. Há quatro meses ele frequenta as aulas uma vez por semana. “Devido a pandemia os encontros são virtuais, mas Fernando está adorando. Ele tem muita facilidade para games e isso me chamou a atenção. Acredito que programação é a linguagem do futuro. Infelizmente estamos em um país onde o conteúdo ensinado nas escolas não atende à necessidade do movimento de modernização”, afirma a mãe. Ainda segundo Leiliane, o filho já está na 2ª linguagem e agora está aprendendo o python que é uma linguagem de programação de alto nível.
Tiago Pigatto explica que é comum alunos melhorarem o desempenho na sala de aula após o início das aulas. “Um outro fator importante é pensar sobre o futuro, pois além da demanda por especialistas cresce a cada dia, e a programação também auxilia diretamente profissionais de outras áreas”, afirma.