06/08/2019, 10:25
Aumenta a produção de quimioterápicos na rede pública de saúde do DF
O volume de manipulações de remédios quimioterápicos, pela Farmácia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), foi maior no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nos seis primeiros meses de 2018, foram produzidas 13.175 bolsas de substâncias químicas, enquanto neste ano o volume de manipulações registradas foi de 16.857 bolsas. A maior parte das preparações é destinada ao tratamento de câncer de mama, seguido dos cânceres do trato intestinal e de colo do útero.
Essas bolsas de remédio são destinadas a pacientes como Márcia Shizul, 49 anos, em tratamento contra um câncer de mama desde janeiro deste ano. Uma vez por semana, ela vai ao ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga receber a medicação – procedimento que leva cerca de três horas.
“Eu comecei a fazer a quimioterapia no Hospital de Base e depois fui transferida para Taguatinga. A expectativa é terminar o tratamento até outubro. Em seguida vem o procedimento cirúrgico”, descreveu ela.
Na mesma sala também estava Eduardo José de Souza Costa, 33 anos, que, desde abril, faz tratamento contra um câncer de estômago. Quando descobriu a doença, Eduardo chegou a ficar internado no HRT devido à sua condição bastante debilitada.