Menu

15/05/2022, 20:32

Aumenta número de famílias acompanhadas pela assistência social no DF

Só nos quatro primeiros meses deste ano, as 29 unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras) já prestaram 123.172 atendimentos. O público é composto por pessoas em vulnerabilidade social que procuraram o serviço e passaram por uma escuta qualificada durante a qual foram identificadas as necessidades da família. No dia do Assistente Social, comemorado neste domingo (15), são homenageados os profissionais que se empenham nesse trabalho.

Gestora do Cras, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) registrou, em 2021, 284.090 atendimentos desse tipo. “Primeiro, nós recebemos aquela demanda específica que a família traz; depois vamos verificar a renda, as condições que aquela família vive, a moradia, se já tem acesso a benefícios sociais e políticas públicas”, informa a assistente social Fernanda Mendes de Oliveira, gerente do Cras Varjão. “A partir daí, traçamos uma estratégia integral para tirar aquela família da situação de vulnerabilidade, se precisa de acompanhamento, se os integrantes da família podem ser encaminhados ao serviço de convivência. É um atendimento integral.”
Fabiana Pereira, 29 anos, é uma das beneficiárias do atendimento qualificado realizado pela equipe do Cras Brazlândia. “Comecei a receber há pouco tempo o Cartão Prato Cheio e o DF Social”, conta. “Esse atendimento no Cras foi importante, porque identifica o que a gente precisa. Fez muita diferença para mim este ano”.