Menu

19/12/2019, 15:49

BNDES quer dar destaque a impacto social de suas ações

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, apresentou o plano de metas para os próximos três anos e disse que a instituição passará a dar destaque ao impacto social de suas ações. Ao defender o planejamento estratégico, Montezano afirmou que o governo não vê o banco como fonte de receita primária por meio de seus resultados financeiros.

“A gente tem que cobrir nossos custos e entregar lucro social. Nossa missão, hoje, pedida pelo nosso acionista, é que a gente entregue lucro social para o Brasil”, disse o executivo, que avaliou “não conhecer outro banco no mundo com tamanha estabilidade e previsibilidade de resultados”.

Entre as metas anunciadas pelo BNDES estão estruturar projetos que deem acesso a saneamento para 20 milhões de pessoas e permitam a concessão de 16 mil quilômetros a mais de rodovias. Por meio de suas linhas de crédito, o banco pretende aumentar a capacidade instalada de energias renováveis em 2 gigawatts e modernizar ou construir 150 unidades de saúde que atendam ao SUS, além de gerar ou manter 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos por ano.