12/03/2020, 20:51
Bolsonaro tem saúde monitorada após secretário contrair Covid-19
Depois que o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, teve o teste positivo para o novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro passou a ter a saúde monitorada pelo Serviço Médico da Presidência da República.
A informação foi dada nesta quinta-feira pelo Palácio do Planalto, que informou a adoção de todas as medidas preventivas para preservar a saúde do presidente e de toda a comitiva presidencial que esteve com Wajngarten e Bolsonaro, em viagem oficial, aos Estados Unidos, nos últimos dias.
Com Bolsonaro, estiveram ministros de Estado, integrantes do governo e profissionais da imprensa, além do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O deputado federal Eduardo Bolsonaro também esteve na comitiva presidencial. Pelo Twitter, o parlamentar informou que faria o teste mesmo sem sintomas da doença. Outro integrante da comitiva foi o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, que chegou a despachar esta semana no Palácio do Planalto.
Segundo o Planalto, o governo brasileiro já informou o resultado positivo do secretário de Comunicação às autoridades norte-americanas, para que as medidas sejam tomadas com as equipes de Trump.
Devido ao contato dos acompanhantes de Bolsonaro aos Estados Unidos com equipes do governo aqui no Brasil, o serviço médico presidencial também está monitorando o estado de saúde dos servidores do Planalto.
Conforme a nota oficial, Fábio Wajngarten já está cumprindo o isolamento domiciliar, seguindo as recomendações médicas, e só deve retornar às atividades quando não houver mais riscos de transmissão da doença.
Antes da divulgação do resultado, o Ministério do Desenvolvimento Regional havia cancelado o evento “Aqui é Rio Grande do Norte, Aqui é Brasil”, que seria realizado na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para a entrega de obras. O presidente Jair Bolsonaro, que iria participar, também cancelou a viagem e passou o dia no Palácio da Alvorada.
A testagem de toda a comitiva foi decidida porque o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, contraiu o virus e está em isolamento domiciliar. Ele fez o exame em São Paulo, e o resultado da contraprova, que confirmou a infecção, foi divulgado nesta quinta.