Menu

06/12/2020, 18:32

Bonequeiro do DF, Chico Simões, lança livro

O Teatro Popular de Bonecos do Nordeste, também conhecido como Mamulengo, é patrimônio cultural imaterial brasileiro. Seu reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 2015, é cercado de pesquisas acadêmicas e documentos que traçam recortes importantes, mas não conseguem acessar a gênese da tradição que segue viva, expressando a história, a cultura e a formação do povo brasileiro.

Recontando versões narradas pelos próprios mestres e mestras da tradição, o brincante Chico Simões lança no dia 7 de dezembro o livro Arte e Manha do Mamulengo. Será às 19h, em live ao vivo no instagram @mamulengo.presepada. Com ilustrações da artista plástica Anna Göbel, a obra ficcional apresenta uma versão diferente da dita história oficial. Nela, a irreverência encarnada nos bonecos nasce como invenção de africanos escravizados em uma fazenda no interior do Nordeste, para contestar as relações de desigualdade social a que eram submetidos.

Arte e Manha do Mamulengo será lançado em formato tradicional impresso, em braile e virtual. Os exemplares impressos serão doados para bibliotecas públicas e comunitárias, espaços culturais e escolas do Distrito Federal. Os pedidos podem ser realizados até o dia 4 de dezembro, pelo e-mail camaleaocultural@gmail.com. Já a versão virtual da obra estará disponível no site www.mamulengopresepada.com.br, a partir do dia 7 de dezembro. 

“Esse é um livro de um contador de histórias, não de um escritor”, afirma Chico Simões. E para escrever Arte e Manha do Mamulengo, o brincante toma como principal referência a tradição oral, nas diversas narrativas que ouviu de mestres e mestras em seus mais de 40 anos como mamulengueiro.