Menu

31/12/2018, 09:37

#BoraVencer ajudou 2,5 mil alunos a entrar em universidades públicas do DF

“Sempre quis ser cientista”. É assim que Emerson Teixeira, de 19 anos, começa a contar a sua jornada até se tornar aluno de química tecnológica da Universidade de Brasília (UnB). Focado na vontade desde muito pequeno, vê hoje que o sonho se tornará realidade.

Desde a criação, em 2016, foram 75 mil alunos beneficiados pelo programa #BoraVencer por meio de aulões e cursos intensivos. Um deles é Emerson Teixeira que passou para química tecnológica, na UnB.

O jovem é um dos 2,5 mil alunos aprovados em instituições públicas do Distrito Federal após participar do #BoraVencer, desde a criação do projeto, em 2016. O projeto promovido pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude oferece curso preparatório gratuito.

O número une os aprovados em cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Escola Superior de Ciências da Saúde, além da UnB, tanto pelos processos seletivos próprios quanto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Emerson participou da modalidade intensiva do projeto, durante o primeiro semestre de 2018, com aulas de segunda a sexta. Ainda ia aos aulões oferecidos em alguns finais de semana.

“Os professores do #BoraVencer fizeram toda a diferença. Passavam exercícios extras e faziam simulados. Eles estavam sempre disponíveis, mesmo depois das aulas”, enumera.

O jovem mora com a mãe, cuidadora de idosos, e foi aluno do Centro Educacional 3, do Guará, no ensino médio. Ele conta que, se não fosse o projeto, não teria como fazer uma preparação extra, em cursinho particular, para o vestibular.

“Foi a única porta que se abriu para mim. Veio muito a calhar, tanto que hoje estou aqui”, comemora. “Agora, é estudar e correr atrás. É uma dedicação diária”, finaliza o futuro químico.