Menu

21/06/2021, 14:39

Brasília comemora orgulho LGBT de forma inédita

Como forma de celebrar o 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT, a capital federal ganhou uma das maiores intervenções artísticas urbanas já realizadas no DF e forma inédita na América Latina de marcar a data. A iniciativa “Brasília – Cidade Orgulho” conta com 10 criações artísticas espalhadas pela cidade e bate até recorde nacional. Até a segunda 28 de junho, diversos pontos da cidade, tais como o Parque da Cidade, a
Torre de TV e o Congresso Nacional, exibirão as cores LGBT por meio de pinturas ou iluminação. O projeto é promovido pelo coletivo Brasília Orgulho e executado pelo Crewza Produções. O patrocínio é dos supermercados Big Box e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Impedido de realizar a parada LGBTS pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia do
novo coronavírus, o Brasília Orgulho idealizou a proposta de intervenção urbana, explica Welton Trindade, cocoordenador do grupo.

“Tínhamos o desafio de, mesmo sem fazer a marcha, que reuniu 120 mil pessoas em 2019, mandar mensagem de fortalecimento e orgulho a LGBT. Ocupar a cidade com obras arco-íris foi a solução inovadora! Estamos felizes por proporcionar essa experiência única na América Latina.”
Em 2020, o Brasília Orgulho, filiado à Interpride – rede mundial de paradas LGBT -, criou marco ao iluminar com o arco-íris LGBT o Congresso Nacional pela primeira vez na história. Agora, a ideia é repetir o feito e ir além. Haverá também distribuição de cestas básicas a LGBT.

Todas as obras compõem o chamado Mapa do Orgulho, que pode ser lido por meio de QR code em totens nas próprias criações. Neles, o público localizará as outras intervenções para se deslocar até elas.