Menu

03/04/2024, 21:25

Brasília é celebrada com poesia no sarau do Programa Educativo do CCBB

De cidade monumento a berço do rock, Brasília é conhecida também por suas manifestações culturais. Para celebrar os 64 anos da capital, o Programa Educativo do CCBB reúne poetas consagrados da capital federal no Sarau Versos Candangos. E ainda promove conversa sobre memória no espaço urbano, no minicurso Patrimônio Contemporâneo: Memória, Narrativa e Arte. Essas e outras atividades da programação são gratuitas.

No dia 6 de abril, em uma noite dedicada à poesia brasiliense, Nicholas Behr, Claudine Duarte e José Carlos Peliano recitarão alguns de seus poemas ao público. Apesar de terem nascido em outras cidades, os artistas escolheram Brasília como casa e inspiração para criarem seus versos. Com mais de 20 títulos publicados, Nicholas, ao lado de Chico Alvim e Chacal, criou o movimento Poesia Marginal, na década de 70. Arquiteta de formação, Claudine é escritora e dramaturga. Adaptou e dirigiu obras de Dostoiévski e Sándor Márai para o teatro. José escreve poesias e tem publicações para o público adulto e infantil.

O minicurso, que ocorrerá aos sábados, durante o mês de abril, Patrimônio Contemporâneo: Memória, Narrativa e Arte busca provocar debates acerca da memória no espaço urbano, suas vinculações com a arte e o patrimônio. 

Guiados pelo museólogo e doutorando em arquitetura, Arthur Gomes Barbosa, os quatro encontros abordarão três tópicos: 1) Patrimônio, Memória, Monumento e Monumentalidade. 2) Definição conceitual de arte pública e arte urbana. 3) Apresentação e problematização da noção de narrativa.