Menu

16/08/2023, 08:00

Brasília é escolhida para receber a pré-estreia de ‘O Acidente’

por Felipe Lucchesi

Colunista: Felipe Lucchesi


Sabe aquela história que poderia ocorrer com qualquer um de nós? Assistindo ao filme: “O Acidente” o público terá essa sensação.
A narrativa aborda os estilhaços emocionais e psicológicos da vítima de um atropelamento, até então doloso (quando há intenção de matar) e também, o outro lado, a partir da versão da personagem responsável por tamanha violência.
A direção é de Bruno Carboni, que também assume o roteiro, ao lado de Marcela Ilha Bordin.
A estreia nacional ocorre dia 24 de Agosto (quinta-feira) mas a pré-estreia ocorrerá em Brasília, no Cine Brasília (Asa Sul Entrequadra Sul 106/107), às 20 horas, numa sessão única e exclusiva, com ingressos com preço único de R$ 5,00 reais.
Vá ao cinema prestigiar o cinema nacional!



Sinopse



A ciclista Joana é vítima de um atropelamento. Ela foi carregada no capô de um carro após antagonizar com uma motorista que a cortou. A jovem sai ilesa e decide esconder o ocorrido de sua parceira, Cecília, temendo que isso afete os planos do casal. Porém, um vídeo viral aparece online, obrigando-a a prestar queixa na polícia. Relutante, a dupla entra na vida de Elaine, a motorista, seu ex-marido Cléber e seu filho Maicon, um introvertido cineasta iniciante.



Trailer Oficial




Quem é Bruno Carboni?



Nascido em Porto Alegre (RS), Bruno Carboni (35) se formou em cinema na PUCRS em 2008 e completou mestrado em 2020, onde desenvolveu uma pesquisa sobre alteridade no cinema. Ele trabalha como montador, roteirista e diretor. Bruno editou mais de 20 curtas-metragens, tal como “Damiana” (2017) de Andrés Pulido, exibido na competição do 70º Festival de Cinema de Cannes, e dez longas-metragens incluindo “Castanha” (2014) e “Rifle” (2016) de Davi Pretto (ambos apresentados na Berlinale Forum), “Beira-Mar” (2015), de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (65º Berlinale Forum), e outros.

Seu primeiro curta-metragem como diretor “Quarto de Espera” (2009), co-dirigido com Davi Pretto, foi selecionado por mais de 25 festivais e seu primeiro curta solo o “Teto sobre Nós” (2015) teve sua estreia mundial no 68º Festival de Cinema de Locarno, na competição Leopards of Tomorrow. Bruno também participou de eventos importantes, tais como Locarno Filmmakers Academy 2015 e Berlinale Talents 2016. “O Acidente” é seu primeiro longa, co-escrito com Marcela Bordin, desenvolvido no Torino Scriptlab e teve sua estreia em competição no Tallinn Black Nights (Estônia), Festival do Rio, Cine Ceará e ganhou prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Beijing (China).



Filmografia do Diretor

  • “Quarto De Espera” (2009): 12min
  • “Garry” (2012): 14 min
  • “O Teto sobre Nós” (2015 ): 22min
  • “O Acidente” (2023): 95 min



Curiosidades sobre o filme


O filme teve as primeiras exibições nos prestigiados Tallinn Black Nights (Estônia), Festival do RioCine Ceará e venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Beijing (China). Na semana anterior à sua estreia comercial, no dia 16 de agosto (quarta-feira), a produção foi exibida no 51° Festival de Cinema de Gramado, na competição de longas gaúchos.

Em sua carreira em festivais, o filme ainda teve exibições no Olhar de CinemaFestival de Torino (Itália), Amsterdam LGBTQ+ (Holanda) e em breve no Queer Lisboa (Portugal).

O longa é uma realização da Vulcana Cinema Tokyo Filmes, com distribuição da Distribuidora Atelier W e financiamento da Ancine/FSA/BRDEPró-Cultura RS e Visions Sud Est.



Ficha Técnica



Direção: Bruno Carboni;
Roteiro: Marcela Ilha Bordin e Bruno Carboni;
Produção: Paola Wink e Jessica Luz;
Empresas Produtoras: Vulcana Cinema e Tokyo Filmes; 
Elenco: Carol Martins (Joana), Carina Sehn (Cecília), Luis Felipe Xavier (Maicon), Gabriela Greco (Elaine) e Marcello Crawshawn (Cléber);
Direção De Fotografia: Glauco Firpo;
Direção De Arte: Richard Tavares;
Trilha Sonora Original: Maria Beraldo;
Montagem: Bruno Carboni e Germano de Oliveira;
Coordenação de Arte: Dayane Paz;
Figurino: Gabriela Güez;
Maquiagem: Juliane Senna;
Still: Tuane Eggers;
Chefe de Elétrica: Guilherme Kroeff;
Chefe de Maquinária: André Campanhol;
Efeitos Visuais: Ricardo Mendes e Camila Galarz;
Design Gráfico: Talita Menezes;
Ilustrações: Lídia Brancher;
Técnico de Som Direto: Marcos Lopes;
Foley: Ivan Lemos e Daniel De Bem;
Preparação de Elenco: René Oliveira e Bruno Carboni;
Coordenação de Pós Produção de Imagem: Ligia Tiemi Sumi;
Colorista: Wilson Esguerra e Daniel Dode;Desenho de Som: Tiago Bello e Marcos Lopes.


Serviço



“O Acidente” (2023)
Direção de Bruno Carboni

Pré-estreia no Cine Brasília (Asa Sul Entrequadra Sul 106/107)
Dia 21 de agosto (segunda-feira.) às 20h
Preço único: R$ 5,00

Drama | 95 min. | País: Brasil
Verifique a Classificação Indicativa
Instagram: @vulcanacinema | @brunogcarboni | @carolmartins.porque


Estreia nacional ocorre dia 24 de Agosto de 2023 – (Quinta-feira)

 

Tags: , , , , , , , , , , ,