06/11/2019, 10:10
Buraco Zero vai premiar cidades que zelarem pela pavimentação
O GDF dará todo o suporte de equipamentos e insumos para que as regiões administrativas busquem, como meta, zerar os buracos nas vias. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo secretário de Governo, José Humberto Pires, durante o lançamento oficial do programa Buraco Zero, por meio do qual será premiada, com até três obras, a cidade que conseguir manter 100% de sua malha viária em condições de uso.
“Todas as cidades estão elaborando um levantamento de suas necessidades; a partir daí, vamos elaborar um plano de ação”, explica Pires. Segundo ele, a ideia surgiu depois de a Administração do Riacho Fundo II anunciar que não havia mais buracos nas vias da cidade. “Vimos na iniciativa deles um desafio para todos nós. Sabemos que, nesse período de chuvas, a manutenção é ainda mais importante.”
Reforço de meta
De acordo com o secretário, o governo está ciente de que cada cidade terá uma meta diferente, até mesmo em função das dimensões e complexidades. “Não podemos exigir de Taguatinga e do Gama, que tem asfalto mais antigo, que os trabalhos sejam tão rápidos como no caso de uma cidade mais nova”, ponderou.
Para reforçar as ações, a Novacap contratou novas empresas. “Fizemos um esforço e saímos de nove para 15 prestadores de serviço”, contabiliza Pires. Além das empreiteiras, as administrações ainda contarão com as sete equipes da Novacap e outras seis do DER-DF. “Todos estarão focados nas demandas que virão da própria administração regional e também da ouvidoria 162”, adianta.
A qualidade nos serviços executados também está sob a mira do secretário de Governo. “Não adianta fazer algo que precisará ser refeito em poucos dias”, adverte. Para garantir que isso não aconteça, Pires anunciou a aquisição de mais 20 rolos compactadores. “Queremos distribuir pelo menos uma máquina dessas por cidade”.