12/10/2021, 19:10
Caravana da Criança com temporada de atividades voltadas a estudantes
Conhecida por levar alegria, entretenimento, conhecimento e cultura a escolas da rede pública e a instituições culturais e educacionais de Brasília (DF), a Caravana da Criança abre sua quinta temporada de apresentações para estudantes. Esta é a primeira agenda do projeto após a pandemia do Coronavírus ter se instalado no Brasil. Longe do contato com o público infantojuvenil há dois anos, já que a última programação foi realizada entre os meses de agosto e setembro de 2019, os artistas se preparam para este retorno, seguindo exigências dos protocolos sanitários conforme as normas decretadas pelas autoridades federais e locais.
A Caravana tem como marca registrada a montagem de um espetáculo plural, baseado em um repertório que valoriza canções e histórias tradicionais brasileiras. Em uma mesma apresentação, o grupo reúne modalidades artísticas como circo, artes cênicas e contação de histórias, tendo a música como fio condutor. A proposta propicia interação de artistas renomados com alunos de várias regiões administrativas do DF, na faixa de seis a doze anos. Nestes encontros, os estudantes têm a oportunidade de fazer um mergulho na arte, participando de oficinas de cordel, percussão e circo. Segundo os integrantes do grupo, a ideia é possibilitar uma vivência rica em expressão e interatividade. “Estamos ansiosos com o retorno de nossas atividades e com muitas expectativas de como será a reação dos estudantes. A pandemia os tirou de uma série de atividades lúdicas, culturais e de conhecimento que são extremamente importantes para a formação pessoal, mas a conduta foi necessária por segurança da população”, comenta um dos fundadores do projeto, o músico violonista Nelson Latif.
A Caravana da Criança tem cunho multiartístico e, a cada nova temporada, o grupo observa o envolvimento dos participantes diante das descobertas, o que na maioria dos casos, estabelece um processo de transformação entre os envolvidos. “Neste ano, acreditamos que esse processo renovador será ainda maior, já que os alunos tiveram que adaptar-se às regras de isolamento social e perderam grande parte das atividades que estavam habituados”, destaca Nelson Latif.
O grupo prevê que o retorno da Caravana nas escolas e instituições promoverá um importante suporte para este momento que atravessamos com muitos desafios a vencer. “Os estudantes tiveram que se acostumar com a falta de contato com amigos e professores, vivenciaram a interrupção das aulas presenciais e tiveram que se adaptar às novas possibilidades do meio on-line, por isso, acreditamos que eles também estão ansiosos pelos encontros e pelo retorno das atividades culturais”, explica Latif. A Caravana da Criança já atendeu a cerca de nove mil estudantes de escolas públicas do Distrito Federal.