18/08/2022, 12:17
Carnaval 2023: projeto que capacita os brasilienses que desejam trabalhar com a folia
Com inscrições ainda abertas, o projeto gratuito de estudos promove aulas sobre criação de adereços, fantasias, samba-enredo, comissão de frente, alas coreografadas, entre outras, em regiões administrativas do DF e no Eixo Ibero-Americano
A programação do projeto Escola de Carnaval segue a pleno vapor com inscrições abertas. A iniciativa prevê organizar a cadeia produtiva carnavalesca no DF para 2023, com cursos divididos em quatro módulos que abrangem todas as etapas para a formação de uma festa carnavalesca. Com realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e execução da Associação Luta pela Vida, o objetivo é capacitar quem gostaria de trabalhar com o carnaval, devolvendo novas possibilidades de renda e alegria para a capital do Brasil.
O público do projeto abrange diferentes grupos como escolas de samba, blocos carnavalescos, produtores e público em geral. São abordados, com professores renomados que atuaram ou atuam em grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, assuntos visuais referentes ao carnaval, como: desenhos artísticos de fantasias/figurinos; maquiagem de carnaval; análise estrutural das alegorias e adereços, cenografia carnavalesca, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, comissão de frente e alas coreografadas, nesta segunda etapa, que começou no início de agosto.
“A Escola de Carnaval é o projeto mais importante para a retomada do carnaval tradicional nos desfiles das escolas de samba para 2023, na necessidade de reorganizar e rearticular toda a cadeia produtiva ligada ao carnaval das escolas de samba”, diz Sol Montes, subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Sobre as disciplinas
O 2º módulo da programação segue com diferentes disciplinas em torno do carnaval. Uma matéria que merece ser destacada é a Maquiagem de Carnaval, que está sendo ministrada pelo professor Ubiratan Silva, ex-Beija Flor, dos dias 15 a 18 de agosto, de 18h às 22h, no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). No curso, elementos como a maquiagem artística, maquiagem para passistas, consultoria, direcionamento das maquiagens de acordo com as fantasias serão ensinados.
Já, no 4º módulo, que também será praticado em agosto e setembro, há três disciplinas ainda com inscrições abertas, e já definidas: Descentralização – Mestre Sala e Porta-Bandeira, Alas Coreografadas e Comissão de Frente.
De 15 de agosto a 15 de setembro, de 19h às 21h acontece a Descentralização – Mestre Sala e Porta-Bandeira, no Gama, Paranoá e Cruzeiro, com 86 vagas disponíveis. É a vez de alunos do curso ministrado na primeira semana de agosto com o Mestre-Sala Claudinho e a Porta-Bandeira, Selminha Sorriso, da Beija-Flor de Nilópolis, darem aula para o público externo, com parte teórica e prática, mostrando o que pode e o que não pode ser feito, a história do samba e desses profissionais nas regiões administrativas do DF.
Já a Comissão de Frente, com 22 vagas disponíveis, é ministrada de 22 a 26 de agosto, de 18h às 22h, no Eixo Cultural Ibero Americano, pelos professores Fábio Batista e Dhu Costa, da escola de samba carioca Grande Rio, revelando detalhes visuais importantes para o sucesso de uma comissão de frente. A disciplina de Alas Coreografadas, também com 22 vagas, é realizada de 29 de agosto a 02 de setembro, também de 18h às 22h, na antiga Funarte, com os mesmos professores, também trazendo a importância do planejamento e da execução de qualidade de alas coreografadas.
“A ideia é aprimorar cada vez mais os conhecimentos históricos, críticos, teóricos e práticos relativos às artes do carnaval e suas manifestações culturais, além de renovar o setor, abraçando novas pessoas interessadas”, explica Danielle Costa, coordenadora de produção. “Projetos como este vão além do caráter econômico, é nas atividades artísticas e culturais que os brasilienses se destacam, vejo a cada dia que passa mais pessoas interessadas em movimentar a cidade. Queremos que mais pessoas se profissionalizem e reforcem esses conhecimentos em quem já trabalham na cidade, para assim explorar a criatividade e colocar novos projetos em ação”, descreve.
Há ainda previsto para a programação cinco palestras com diferentes temas sobre o carnaval, com datas a definir, sendo elas: Harmonia, Composição técnica dos jurados, O que é um diretor de carnaval?, O que faz um diretor de barracão? e Carro de som.
Serviço
Escola de Carnaval – 2º e 4º módulos
Onde: presencial no Eixo Cultural Ibero-Americano e regiões administrativas do DF
Quando: 15 de agosto a 15 de setembro
Para mais informações: e-mail: escoladecarnavaldf@gmail.com ou (61) 99199-9063
Inscrições: abertas para as aulas de Descentralização de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente e Alas Coreografadas