30/06/2019, 19:31
‘Cartão Material Escolar’ é tema de audiência pública
A Câmara Legislativa realizou audiência pública para tratar do “Cartão Material Escolar”, que beneficia estudantes da rede pública cujas famílias sejam beneficiárias do programa Bolsa Família. O debate, conduzido pela deputada Jaqueline Silva (PTB), levou para o plenário da Casa representantes do governo do Distrito Federal, do setor de papelarias e dos beneficiários.
Jaqueline Silva destacou que o “Cartão Material Escolar” hoje é garantido por lei – segundo ela, um “legado” de todos os 24 deputados da Casa e do governador Ibaneis Rocha. “É uma bela lei e um belíssimo programa, que possibilita ajudar na educação, que é a base de tudo, e permite ajudar pequenos empresários à beira de fechar suas portas”, afirmou. Entusiasta da iniciativa, a distrital completou: “Falo com ênfase porque já fui papeleira e sei como é estar detrás de um balcão num momento como o que estamos vivendo no DF. E também sei bem o que é ser aluno de escola pública e não ter condições de comprar um caderno”.
De acordo com a chefe de Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Vanessa Paula Garcez de Carvalho, o programa beneficia 64 mil estudantes, atendendo um total de 39 mil famílias. Ela informou, ainda, que 334 papelarias estão credenciadas para receberem o “Cartão Material Escolar”. “O fomento à economia local está sendo garantido por meio dos microempresários e, quando se percebem a agilização nas compras públicas e a maior autonomia das famílias, não temos dúvida de que o projeto deve continuar, ser melhorado e ser ampliado”, destacou. Ela ressaltou também que, dos R$ 20 milhões destinados para a área, a pasta executou R$ 19 milhões.