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24/03/2021, 16:01

Centro-Oeste é estratégico para a 99Food

Expandir rapidamente em cidades pequenas e médias é a estratégia de crescimento da 99Food, plataforma de intermediação de entregas que conecta pessoas aos melhores restaurantes locais. Segundo o diretor-executivo da plataforma, Danilo Mansano, desta forma é possível levar o serviço para mais pessoas em mais lugares do país.

É por isso que desde novembro de 2019, quando o app passou a operar no Brasil, sua expansão se deu, em grande parte, fora da região Sudeste, onde ficam as grandes metrópoles (S. Paulo e Rio de Janeiro).  “É certo que um dia chegaremos nessas cidades, mas, por enquanto, estamos em busca de mercados com uma gastronomia local muito rica e com uma boa demanda de público, como é o caso do Centro-Oeste”, explica Mansano. Nesta região, a 99Food já ocupa todas as capitais. Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) são mais recentemente, já Brasília (DF) e Goiânia (GO) acumulam seis meses de operação cada.

Em Brasília, o número de pequenos e médios restaurantes cadastrados subiu 189% no período. “No app estão cadastradas grandes marcas também, mas temos um olhar especial nos pequenos. Muitos destes nunca tinham estado em uma plataforma de delivery, um exemplo de que há muito mercado para ser atingido”, ressalta Mansano. Com isso, o número de pedidos mensais também aumentou, registrando 165% a mais desde então. Brasília registrou aumento de 636% de consumidores cadastrados na plataforma.

Goiânia também conta com serviço da 99Food há seis meses. Nesse período, a plataforma viu crescer em 50% o número de pequenos e médios restaurantes cadastrados, em 40% o número de pedidos mensais, e em 260% o número de consumidores cadastrados.

Pandemia

Quando a 99Food chegou no Centro-Oeste, os casos de Covid já eram uma realidade no Brasil. “Foi um desafio para nós, mas sabíamos que os restaurantes mais do que nunca precisariam do delivery como uma alternativa para continuarem funcionando. Havia, portanto, uma demanda latente”. Com a evolução da pandemia, agora em 2021, já se nota um novo crescimento na procura do app pelos restaurantes e entregadores. Desde dezembro (também por conta do final do ano), a 99Food registrou aumento no número de cadastros em Goiânia e 29% em Brasília.

A retomada das restrições de circulação impostas para tentar conter o avanço da pandemia já reflete novamente no aumento do número de pedidos no app, que é maior nos períodos do jantar (das 18h às 21h), em Goiânia. Já em Brasília, o número de marmitas vendidas cresceu 350%, seguindo a tendência de trabalhos remotos devido à restrição na circulação de pessoas. “Essa mudança de comportamento é interessante, pois mostra que o brasileiro está utilizando o serviço de delivery mais no seu cotidiano, ou seja, não pede apenas pizza e açaí nas ocasiões especiais ou quando bate aquela vontade de comer algo “diferente”. Os pratos do dia a dia começam a despontar, o que pode levar este mercado, que hoje é de indulgência, para um de alimentação diária”, acredita Mansano.

Apoio aos pequenos no lockdown

Desde o início da sua operação, a 99Food tem como característica o apoio aos pequenos e médios restaurantes locais, oferecendo alternativas que impulsionam o negócio. Um bom exemplo é a campanha chamada “Compre do Pequeno”, que oferece uma série de benefícios para os restaurantes parceiros. Um benefício muito importante é o repasse semanal, diferencial que ajuda no fluxo de caixa, que já tem sido afetado por conta da pandemia, ainda mais agora com o lockdown.  

Outro diferencial muito importante é que a 99Food não exige exclusividade dos restaurantes, entendendo que a escolha de qual plataforma eles irão se conectar é importante para a sustentabilidade de longo prazo de seus negócios. A 99Food dispõe ainda de cursos gratuitos de gestão, em parceria com o Sebrae, que ajudam os empresários no gerenciamento do negócio, principalmente para aqueles que estão começando a entrar no universo de deliveries, por exemplo.