Menu

16/12/2019, 20:03

Check up odontológico evita transtornos nas viagens de fim de ano

Com a chegada das viagens de férias e de fim de ano, um item importante para ser incluído na lista de afazeres é o check up odontológico. Uma consulta com um dentista, com duração de menos de uma hora, pode evitar problemas com potencial para atrapalhar o tão esperado momento de descanso. “O check up é rápido, mas pode revelar a necessidade de algum procedimento. Por isso, é melhor não deixar pra última hora”, explica a odontóloga Ana Carolina Gedda, do Instituto Odontológico Rocha Ramos (IORR). 

Durante as férias, é importante ter em mente que muitos dentistas podem estar de folga, o que dificulta encontrar atendimento para casos de emergência, daí a importância de uma consulta ao dentista antes das viagens.

A especialista alerta para para a necessidade de um tratamento mais complexo ou demorado após o check up. Na maioria dos casos, o paciente pode precisar de uma intervenção mais complexa.  “Por isso, é melhor não deixar para a última hora. Pode ser preciso fazer uma intervenção, um tratamento”, explica Ana Carolina. Com uma revisão antes das viagens é possível optar por um tratamento paliativo que dê segurança até que o procedimento definitivo seja feito. 

Durante o check up de fim de ano, o dentista observa tanto os dentes, quanto a estrutura óssea e as gengivas. O procedimento, que tem menos de uma hora de duração, costuma ser complementado com exame de raios X. 

Sinais de alerta

Hábitos fora da rotina, imunidade vulnerável e alimentação fora da rota estão entre os motivos capazes de causar emergências odontológicas no período de férias. “A imunidade passa por alterações em viagens, a rotina muda e até as mudanças de temperaturas são fatores que deixam os dentes mais suscetíveis”,  analisa o especialista Adriano Rocha Ramos.

Quem tem próteses dentárias não deve se descuidar e deixar de lado uma consulta antes das férias. A alimentação típica de fim de ano é um fator que pode causar transtornos. É comum nessa época comer alimentos mais duros, como castanhas, que podem causar o desencaixe das próteses e, até mesmo, fraturas.