Menu

21/09/2023, 21:33

Cinema do CCBB Brasília recebe mostra completa do cineasta canadense Xavier Dolan

De 26 de setembro a 15 de outubro, o CCBB Brasília apresenta mostra completa do canadense Xavier Dolan, um dos mais renomados cineastas dos últimos anos. A carreira de sucesso internacional decolou em 2009, quando, aos 20 anos, foi premiado no Festival de Cannes com o longa-metragem “Eu matei minha mãe”. Desde então, Dolan, que também é ator, construiu uma filmografia intensa e elogiada em todo o mundo.

O título da mostra não é à toa. Xavier Dolan é multi. Nos seus filmes ele desenvolve diversas funções e domina o que está fazendo de uma maneira peculiar no cinema contemporâneo. Esse ser multi é tão presente em seus filmes, como em suas escolhas de carreira e sua história dentro do cinema. 

Com curadoria de Fábio Savino, a mostra O Multicinema de Xavier Dolan exibirá no cinema do CCBB Brasília seus oito longas-metragens. Além disso, uma programação complementar inclui filmes que marcaram a vida de Dolan e de seus trabalhos como ator.

Menino Prodígio – Segundo o curador, apresentar ao público brasileiro a totalidade da obra de um cineasta tão jovem e no auge de sua carreira é proporcionar o acesso a uma cinematografia ainda em processo, ainda em evolução. “A ideia é, também, refletir sobre o cinema produzido hoje no mundo, suas relações, referências e necessidades. Ainda que não muito extensa, sua premiada cinematografia já é capaz de trazer um recorte bastante significativo do mundo que vivemos.”

Dentro de alguns nomes que de se destacaram na última década, Xavier Dolan é considerado pela crítica internacional como um novo “menino prodígio” do cinema. Figura sempre presente no Festival de Cannes desde seu primeiro longa, apresentado na Semana da Crítica, Dolan é hoje um dos mais premiados cineastas da sua geração. Venceu em 2014 do Prêmio do Jury no Festival de Cannes com “Mommy”, vencedor do Grande Prêmio do Jury com “Juste la fin du monde” em 2016 e vencedor do prêmio FIPRESCI no festival de Veneza de 2013 com o filme “Tom na fazenda”.

Extras – Entre os filmes da programação complementar da mostra O Multicinema de Xavier Dolan estão “O demônio das onze horas”, de Jean-Luc Godard (1965), “Batman, o retorno”, de Tim Burton (1989), “Garotos de Programa”, de Gus Van Sant (1991), “Amor à flor da pele”, de Wong Kar-Wai (2000), filmes estimados pelo cineasta, além de “Crime no sanatório”, de Charles Binamé (2014) e Boy Erased: Uma Verdade Anulada, de Joel Edgerton (2018), ambos com atuações de Xavier Dolan.