07/02/2022, 20:19
Circuito de atividades esportivas para pessoas com deficiência
O Plano Piloto recebe, a partir deste sábado (12), um espaço para pessoas com deficiência praticarem atividades esportivas e de lazer, tudo com acompanhamento e orientação de professores e instrutores, e acesso gratuito. No estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, a estrutura montada vai oferecer aulas de canoagem, stand-up paddle (SUP), yoga, tiro com arco, tênis de mesa, teqball (futebol de mesa) e dança, além de horta comunitária, por quase dois meses. A iniciativa faz parte do UNA Experience, quetambém vai garantir orientação social, com psicólogo e assistente social, além da oportunidade de convivência e socialização. O projeto também tem por objetivo promover o turismo acessível no Distrito Federal.
O circuito de atividades inclusivas para pessoas com deficiência, idealizado pela Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA), está com as inscrições abertas para as atividades ao longo do primeiro semestre de 2022, que podem ser feitas pelo site do projeto (https://unaparque.com.br/). A ação atende às cidades do Distrito Federal – depois de Ceilândia, as estruturas adaptadas e acessíveis estarão montadas no Plano Piloto (fevereiro/março/abril) e Guará (maio). Com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Esporte, Turismo e Administrações Regionais, o investimento é de R$ 1,3 milhão. As atividades do UNA Experience acontecem aos sábados e domingos e a expectativa do projeto é atender até três mil pessoas no primeiro semestre.
Novidade
Vamos receber no dia 12, no início das atividades da UNA no Plano Piloto, o único barman do Brasil que é deficiente Físico. Waldir Calado é formado em Gastronomia e Turismo, especialista em Coquetelaria internacional e brasileira. É consultor de bares, restaurantes e resorts. Natural de Pernambuco, recifense com muito orgulho, recebeu o título de cidadão de Fernando de Noronha por escolha e amor. O barman é ganhador de vários campeonatos, entre eles o primeiro lugar no Campeonato estadual de Coquetelaria, em Pernambuco, e a terceira posição na premiação nacional.
Integrante da seleção brasileira de paracanoagem e campeã sul-americana de 2021 na modalidade, Andréa Pontes destaca a importância da prática de atividades físicas na vida das pessoas com deficiência. “As atividades físicas trazem inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental, e no caso das pessoas com deficiência, são ainda mais importantes. Estimulam autonomia e independência, ajudam na reabilitação e no emocional, com socialização, fortalecimento de vínculos, melhoria da autoestima e redução da ansiedade, estresse e depressão”, ressalta.