Menu

16/09/2020, 15:51

CLDF debaterá os problemas de saúde que afetam os profissionais de educação

A saúde dos profissionais de educação do Distrito Federal será tema de audiência pública que a Câmara Legislativa realizará nesta quinta-feira (17). Proposta pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), a discussão é motivada pelo resultado da pesquisa “Retratos da Saúde na Rede de Ensino do DF: A dor da Gente”, realizada pela Universidade de Brasília em parceria com o Sindicato dos Professores do DF, que demonstra danos relacionados ao trabalho destes profissionais.

De acordo com a pesquisa, realizada entre 5 de maio e 30 de junho de 2020, observou-se que os servidores apresentam danos físicos, psicológicos e sociais. Entre os danos psicológicos e sociais mais críticos estão o mau humor, tristeza, sensação de vazio, impaciência, vontade de ficar só, conflito nas relações familiares. Já os danos físicos mais críticos são alterações no sono e dores no corpo.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 91% dos servidores, os recursos são insuficientes e os equipamentos e espaços físicos são precários para realizar as tarefas; 71% dos servidores relatam falta liberdade para opinar sobre o trabalho e consideram a comunicação entre chefe e subordinado inadequada. Já 84% dos servidores sentem-se esgotados mentalmente, além de considerarem o trabalho desgastante e cansativo, também sentem revolta em submeter o trabalho a ordens políticas.

Para Reginaldo Veras, em razão dos dados apresentados e da realidade dos profissionais da educação do DF, é preciso discutir a questão e encontrar soluções capazes de mudar a realidade destes valorosos profissionais. O parlamentar lembra que não são apenas os profissionais da rede pública de ensino que estão adoecidos e ressalta a preocupação com os profissionais da rede privada, que têm sido acometidos por quadros de depressão.

“Discutir, propor soluções e encontrar caminhos para que os profissionais da educação do DF possam exercer seu trabalho de forma saudável é o que nos motiva”, diz Veras.

Foram convidados para a audiência p[ublica o coordenador da Secretaria de Assuntos de Saúde do SINPRO- DF, Alberto Ribeiro; a  pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília e psicóloga do SINPRO DF, Luciane Kozicz; o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz; a subsecretária da Subsáude do DF, Ana Paula Delgado Lima, além de um representante do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares (Sinproep).