Menu

16/06/2019, 12:09

CLDF homenageia médicos que atuaram no caso das gêmeas Lis e Mel

No colo da mãe, as gêmeas Lis e Mel, que passaram por cirurgia de separação de crânio no dia 27 de abril, estiveram presentes no plenário da Câmara Legislativa solenidade em homenagem aos profissionais que atuaram no procedimento médico. Considerado de alta complexidade, o procedimento envolveu cinquenta profissionais do Hospital da Criança de Brasília (HCB) durante dez meses e culminou na cirurgia que durou vinte horas. As gêmeas siamesas – que nasceram ligadas pelo crânio, caso conhecido como craniópagas – completaram um ano neste mês.

O caso “encheu de emoção todo o Distrito Federal”, declarou o autor da homenagem, deputado Claudio Abrantes (PDT). Ele lembrou que esta foi a primeira cirurgia do tipo a ser realizada no DF, fruto da “dedicação e esforço” dos profissionais do HCB, cujo “comprometimento e capacidade” propiciou o sucesso da cirurgia.

O coordenador da equipe médica, o neurocirurgião Benício Oton de Lima, contou que o procedimento envolveu todo o HCB e também contou com a ajuda de pessoas de fora do hospital, que doaram equipamentos médicos “caros” para a cirurgia. “Lis e Mel amoleceram o coração de todos”, disse, ao considerar que foram as meninas as responsáveis por promover a união das pessoas.