09/12/2020, 19:55
Colar de Girassol vai ajudar na identificação de deficiências ocultas
Com o intuito de conscientizar, cada vez mais, servidores públicos e funcionários de estabelecimentos privados sobre as necessidades específicas de pessoas com deficiências ocultas, o deputado Robério Negreiros (PSD) apresentou o projeto de lei nº 803/2019, que institui, no âmbito do Distrito Federal, o uso do Colar de Girassol, como instrumento auxiliar para identificá-los. O PL foi aprovado nesta quarta-feira (9) pela Câmara Legislativa. A proposta beneficia, por exemplo, pessoas com autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa, bem como aqueles que sofrem de fobias extremas. O autor da matéria observa que muitos “têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensão e nervosismo aos mesmos e seus familiares”.
“Para as crianças que têm autismo, entrar em uma fila pode ser perturbador ou até impossível. Elas podem ter uma crise, pois se sentem sobrecarregadas. Portanto, o uso do colar lhes permitirá receber ajuda imediata”, ressaltou Robério.
“Alguns aeroportos, como o de Manchester, contam com salas sensoriais para pessoas com deficiências ocultas. Lá, elas podem se sentir seguras e encontrar um pouco de tranquilidade em meio ao tumulto provocado do lado de fora pela movimentação dos passageiros e funcionários das companhias aéreas”, lembrou.