Menu

05/12/2023, 18:55

Coleção Itaú de Numismática ganha espaço exclusivo para visitação no Itaú Cultural

por Luís Andrade

Espaço Herculano Pires – Arte no dinheiro se estende por 278 metros quadrados do 6º andar da instituição. Entre moedas, medalhas, provas, ensaios, condecorações e objetos ligados ao universo monetário, exibe mais de 2,9 mil peças.

No andar de cima do já conhecido Espaço Olavo Setubal, o Itaú Cultural inaugura o Espaço Herculano Pires – Arte no dinheiro, mostra que abriga permanentemente a Coleção Itaú de Numismática. A partir de 7 de dezembro, ela apresenta para apreciação do público um amplo recorte dos mais de sete mil itens que compõem este acervo, entre os quais estão raras peças.


São cerca de 1,9 mil moedas, 500 medalhas, 36 cédulas e 464 selos, além de condecorações, livros raros sobre o tema, obras de arte contemporânea e outros objetos de colecionador.?No conjunto, a exposição conta a trajetória da construção dos diversos brasis e identidades culturais brasileiras, desde os primórdios até a atualidade.


A concepção e realização do espaço é do Itaú Cultural, com os núcleos de Artes Visuais e Acervos e?de Informação e Difusão Digital. A curadoria é de Vagner Porto, mestre e doutor em Arqueologia, pela Universidade de São Paulo. A assinatura do projeto expográfico é de Humberto Pio e Marcelo Dacosta, do Estúdio Risco, e os textos referentes às 26 obras de arte contemporânea, que se encontram no espaço, são de Leno Veras, comunicólogo, pesquisador e professor com foco na abordagem educativa nos campos curatorial e editorial.

Este acervo foi iniciado pelo Banco Itaú em1984 com a aquisição da coleção de moedas de Herculano de Almeida Pires (1905-1983), então membro do Conselho de Administração da organização. Eram 796 moedas de ouro, prata, cobre, níquel, cupro-níquel, alumínio e bronze. Hoje ela reúne mais de 7 mil itens.

“A memória é uma chave imprescindível para entender quem somos, onde estamos e, assim, abrir as portas para refletirmos sobre o passado e os futuros possíveis. A trajetória das moedas, das medalhas, das cédulas e dos selos nacionais revela muito das nossas identidades”, diz Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.

“A exposição é um convite para o público conhecer histórias que, por muito tempo, não foram contadas. Por meio do acervo numismático e da arte, acrescentamos uma percepção crítica e criativa às narrativas que formam o nosso país”, acrescenta Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural.

Exposição Online

Além disso, para que não estiver na cidade de São Paulo, há um site feito exclusivamente para todos os públicos que não possam visitá-la de forma presencial. Confira.

 

Tags: , , ,