13/05/2020, 18:49
Coleta de resíduos domésticos tem queda de 4% em abril
Com o isolamento social estabelecido por decreto desde o início da pandemia do coronavírus (COVID-19), os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais do DF estão fechados, transformando os hábitos e o consumo dos brasilienses.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) fez o levantamento do impacto na coleta domiciliar e verificou uma redução importante de quase 4% no recolhimento de resíduos no mês de abril, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em abril deste ano foram coletadas 63.692 toneladas, contra 66.150 em abril do ano anterior. Também houve redução em relação a março deste ano, quando foram coletados 67.692 toneladas, representando uma diminuição de 6% no volume coletado.
A expectativa era de que o volume de resíduos gerados cresceria, tendo em vista a quarentena e o maior tempo das pessoas em casa. Na avaliação da diretora de Limpeza Urbana do SLU, Eliana Nicolini, a redução pode ser explicada pela desaceleração da economia. “As pessoas estão consumindo menos em função do fechamento do comércio, além da questão financeira que também reflete no consumo”, disse Eliana.