Menu

09/01/2020, 08:05

Coleta Seletiva Solidária nos órgãos do GDF deve chegar a 100%

Falta pouco para que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) cumpra a meta de colaborar para que todos os órgãos e entidades públicas do Governo do Distrito Federal implantem a Coleta Seletiva Solidária. Em 2019, 71 das 98 instituições do GDF foram capacitadas no tema, o que equivale a 72% do total e 78 deles criaram Comissões Gestoras de Coleta Seletiva Solidária, o que representa 80% do todo.

“Para 2020, a meta é implantar a Coleta Seletiva Solidária em 100% dos órgãos do GDF, gerir e aprimorar informações por meio do sistema E-coleta, além de coordenar a realização de uma campanha contínua sobre Coleta Seletiva no DF”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho.

A Sema, por meio da Subsecretaria de Subsecretaria de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, é responsável pela coordenação geral da mobilização, sensibilização e orientação para a coleta seletiva. Além do estímulo à implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e, monitoramento e avaliação das atividades no âmbito dos órgãos e entidades públicas do GDF.

É o que institui a Lei Distrital nº 4.792/2012 e o Decreto n° 38.246/2017 que a regulamenta. A Lei também determina que todo resíduo reciclável seja entregue às cooperativas de catadores de materiais recicláveis.