Menu

24/04/2023, 21:22

Coletivo Vratia e cineasta Walter Sarça realizam sessão

A ancestralidade, a riqueza, a cultura da região administrativa do Gama-DF e sua relação com o Planalto Central inspiraram o diretor Walter Sarça e o Coletivo artístico Vratia.  Apaixonado por esta região cheia de peculiaridades que também celebrará seus 63 anos em 2023, assim como Brasília (12 de outubro de 1960), Sarça e o coletivo revolveram dar voz ao GAMA no curta-metragem documental A História da Terra. A produção terá pré-estreia no dia 27 de abril, quinta-feira, às 20h, no Espaço Semente (St Central Gama). A sessão é gratuita. Livre para todos os públicos.

Gravado na pandemia, com todos protocolos de segurança, o documentário A História da Terra aborda a pré-história e as raízes ancestrais do Planalto Central e da cidade Gama-DF. O filme visa mostrar a riqueza geográfica, cultural, artística e histórica da região. Sendo um chamado à memória dos ameríndios e do povoamento civilizatório até a comunidade atual.

“A produção conta com entrevistados nas áreas do cinema, arte, artesanato, ativismo, entre outras, além de personalidades que fazem parte da identidade do Distrito Federal e visa auxiliar na preservação da memória cultural e da identidade étnica da cidade e sua relação com o Planalto Central. Além de servir de referência para futuros estudos sobre o assunto”, destaca o diretor, feliz com o resultado do curta que agora poderá ser conferido pelo público.  

Sobre o Coletivo/Cineasta

O Coletivo Vratia realiza trabalhos cinematográficos, arte da colagem, literatura e eventos culturais. Ele conta com a direção do cineasta e escritor Walter Sarça, formado em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes, com especialização em Gestão Cultural pelo SENAC–DF. No Vratia, Sarça trabalha com a criação de conteúdo e narrativas nas áreas de arte, negócios criativos e ocultismo.