Menu

18/02/2020, 08:05

Começa o remanejamento de livros didáticos na rede pública

O livro didático é a principal ferramenta para o desenvolvimento dos estudantes. E, para que todos os alunos tenham em mãos o material, a Secretaria de Educação pôs em andamento o remanejamento de livros didáticos desde a última sexta (14), com cronograma detalhando os processos de troca.

O remanejamento consiste na obrigação de escolas e de redes beneficiadas de informar a existência de materiais excedentes, ou que não utilizados, disponibilizando-os para entidades com falta ou insuficiência de material.

Após a primeira rodada de trocas, gestores devem informar novamente os dados quantitativos de livros na escola, entre 5 e 10 de março. A partir das novas informações é realizado o remanejamento externo, em que as trocas são feitas entre diferentes regionais de ensino.

A Secretaria de Educação reforça que transferir livros didáticos que estão “sobrando” na unidade escolar não é apenas trocar objetos. O remanejamento é uma forma de garantir a efetividade do Programa Nacional do Livro Didático no DF e, especialmente, valorizar os materiais como direito do estudante e subsídio importante na prática pedagógica.