Menu

01/10/2019, 12:05

Comemoração dos 40 anos diplomáticos entre Brasil e Palestina

por Isabel Almeida

O Senado Federal promoveu no dia 26 de setembro, sessão especial para comemorar os 40 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Palestina.

Osmar Chohfi e o senador Esperidião Amin

A sessão foi de autoria do senador Esperidião Amin, líder do PP, para comemorar a defesa do Brasil na autodeterminação e na soberania do povo palestino, no qual o Brasil, em 2010, reconheceu o Estado da Palestina oficialmente, o que levou outras nações latino-americanas e fazerem o mesmo.

Embaixador da Liga Árabe, Ualid Hussein Ali Mohd Rabah,

Em sua fala, o senador , que é descendente de árabe, destacou o apoio do Brasil na construção da paz entre palestinos e israelenses. E que esses povos sempre poderão contar com o governo brasileiro.

Ayman Emuas, Eid Twal ,jord, embaixador Ibrahim Alzeben e
Mutasem Hijazeen, jord

O presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Hussein Ali Mohd Rabah, em seu discurso disse que os dois países devem seguir juntos, porque seus sonhos só se realizam num novo mundo. “O Brasil será maior num mundo em que a Palestina seja livre”, destacou.

Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina. No centro da foto, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben.

Aproveitando a oportunidade, o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, pediu ao governo brasileiro que reafirme o compromisso pela defesa do direito de autodeterminação do povo palestino.

Alzeben citou todos os presidentes brasileiros da chamada Nova República, que ocuparam o posto desde a redemocratização do País, em 1985, após mais de 20 anos de regime militar. E ressaltou que o apoio do Brasil é essencial a causa palestina no cenário internacional.