14/09/2021, 20:19
Comitê de revisão do Pdot tem novas entidades eleitas
Mais duas entidades representantes da sociedade civil organizada foram eleitas e homologadas para ingressar no Comitê de Gestão Participativa (CGP) da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). A votação ocorreu em uma reunião virtual promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
As vencedoras foram a Associação Livres, como integrante da categoria de Transporte e Mobilidade; e, representando os Movimentos de Moradias, a Associação Comunitária Pró-moradia do Distrito Federal (Ascom-DF).
Ambas fazem parte do segmento de Movimentos Sociais e Coletivos. Em Transporte e Mobilidade, a Associação Livres foi a única inscrita. Por atender aos requisitos do edital. Já para Movimentos de Moradias, seis entidades estavam disputando uma vaga no comitê. Como elas votaram em si mesmas, isso gerou um empate. Conforme o edital de chamamento, o critério de desempate é a instituição mais antiga no DF ser eleita e homologada. Instituída em 1998, a Ascom-DF foi a vencedora. Representante da Associação Comunitária Pró-moradia do Distrito Federal, Francisco de Assis Ferreira destacou: “Gostaria de agradecer a todos.
A gente vai acompanhar tudo direitinho e vamos querer o melhor e lutar para ajudar a população de baixa renda nesse momento”. Para a secretária executiva de Planejamento e Preservação (Seplan), Giselle Moll, essa etapa encerra uma importante fase que faltava para completar o Comitê de Gestão Participativa do Pdot, que é a eleição dos representantes da sociedade civil.
“Agora podemos dar continuidade ao diagnóstico e avançar nas propostas do que queremos para o DF nos próximos dez anos”, afirmou. As escolhidas vão se somar às 25 entidades civis já eleitas para representar cada área de atuação do CGP, votadas na reunião pública de 7 de maio deste ano.