26/05/2020, 11:07
Como a criatividade pode salvar um negócio em tempos de crise
A pandemia causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19, vem moldando nossa rotina, exigindo o distanciamento social e diversos outros cuidados com a saúde. Pensando nisso, entidades de todo o mundo decidiram fechar comércios não essenciais, como academias, salões de beleza e entre outros.
Com o fechamento, muitos empresários se viram sem receita e tiveram que demitir funcionários ou mesmo fechar seus negócios. Para Vinícius Santana, proprietário da rede de academias Evolve Gymbox, na capital, este é um momento para se reinventar e se adaptar às condições da pandemia. Ele conta que para fugir da crise foi preciso investir em plataformas online, que garantiriam um bom atendimento ao cliente, além de assegurar que os colaboradores da empresa não fossem demitidos. “Estamos divulgando seis videoaulas por dia no nosso canal do Youtube. São vídeos gratuitos e com acesso liberado”, comenta. “Temos ainda, um programa de personal online, em que os profissionais podem auxiliar o nosso aluno e adequar o seu treino de acordo com o que ele tem em casa”, acrescenta o empresário. Santana ressalta que apesar das dificuldades, a empresa tem se saído bem. “É importante ficarmos de olho no que está acontecendo, conversar com outros empresários, ver o que outros países estão fazendo e não se travar durante a crise”, afirma. Ele continua: “ esses são tempos de se reinventar, de sair da caixa”. Vinícius comenta que é preciso ir além, ter humildade para conversar com os colaboradores e clientes, planejar bem o negócio e saber negociar os custos operacionais. “Em momentos tranquilos você faz amigos e em momentos de crise você faz irmãos, e temos feito tanto com clientes quanto com colaboradores, temos conseguido isso com todos, gerado esse vínculo, nos expondo para o cliente” conclui.