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18/12/2021, 17:00

Como escolher produtos de origem animal para as festas de fim de ano

Ao comprar alimentos, o consumidor deve sempre tomar cuidado. Não só com o produto em si, mas também com as condições do local onde são comercializados e armazenados. Os médicos-veterinários têm papel de extrema importância na garantia da qualidade dos produtos de origem animal: carne e embutidos, peixe, ovos, mel e lácteos. Os profissionais atuam na produção e também nos supermercados, assumindo o importante papel de responsável técnico, inspecionando os produtos de origem animal para que você possa consumir alimentos seguros. Todo produto deve trazer em sua embalagem a data de validade e a identificação do produtor ou fornecedor, bem como informações precisas sobre a quantidade,características, composição, qualidade, preço e os riscos que possam apresentar a sua saúde.

Assim, tendo em vista a proximidade com as festas de Natal e Ano Novo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) elaborou algumas dicas que devem ser observadas na hora das compras para a ceia:

1) Prazo de validade: Não se esqueça de verificar sempre os prazos de validade e as recomendações dos fabricantes quanto à conservação e manipulação adequadas dos produtos. Fique atento também às condições de higiene do estabelecimento e dos funcionários.

2)  Inspeção: Para produtos embalados e industrializados, deve apresentar o selo de inspeção municipal, estadual ou federal. Não compre produtos de origem/qualidade duvidosa.

3) Embalagem: Observe atentamente as condições da embalagem e não compre produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis. Não adquira produto com recipiente estufado, amassado ou com pontos de ferrugem; vidros com a tampa amassada/enferrujada ou com líquido turvo/espuma, pois a integridade do alimento pode estar comprometida.

4) Alimentos a vácuo/embalagens UHT: Não compre produtos embalados a vácuo que apresentem bolhas de ar ou líquido ou embalagens UHT se estiverem com lacre violado/tampa aberta/ estufadas/amassadas.

5) Alimentos refrigerados/congelados: Fique atento ao balcão refrigerado, que não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície.

Atenção: Ao constatar quaisquer irregularidades, procure o fabricante, através dos Serviços de Atendimento ao Cliente, ou a Gerência do Estabelecimento de compra. Caso o problema não seja solucionado, procure o Procon, levando: nota fiscal ou tíquete de compra; endereço e nome do estabelecimento de compra; o alimento em sua embalagem original sempre que possível, pois contém os dados do produto e do fabricante.