Menu

15/05/2022, 20:30

Controle das infecções hospitalares é prática diária na rede pública

O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares é lembrado neste 15 de maio. A data tem como finalidade a sensibilização dos profissionais de saúde, gestores, população e autoridades sanitárias quanto ao grave problema das infecções adquiridas dentro de serviços de saúde.

Na Secretaria de Saúde (SES), a gerente substituta de Risco em Serviços de Saúde, Rafaella Bizzo, lembra que as infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) ocasionam doenças mais graves, prolongam o tempo de internação, aumentam os custos de tratamento e causam mortes desnecessárias. “A OMS [Organização Mundial da Saúde] destaca que essas infecções são uma das principais causas de morte em todo o mundo, e estima que a todo momento 1,4 milhão de pessoas sofrem de complicações das Iras”, afirma.
Hoje, o controle de infecções hospitalares no Distrito Federal é feito de duas formas: localmente, dentro dos serviços de saúde por protocolos e medidas de prevenção, e externamente, por meio das fiscalizações e das normas das autoridades sanitárias.