Menu

12/03/2020, 20:43

Coronavírus: confira funcionamento dos serviços públicos

 Alguns serviços públicos do Distrito Federal serão afetados com o pacote de ações adotado para reduzir riscos de epidemia provocados pela disseminação do novo coronavírus. Além da suspensão de eventos, aulas e exigência de distância mínima em estabelecimentos comerciais, o texto publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quarta-feira (11) foi alterado nesta quinta (12), com mais medidas de enfrentamento à doença. A doença afeta vários países e foi classificada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (MS). No DF, há dois casos confirmados. A recomendação preventiva é fortalecer a higiene, com lavagem frequente das mãos com material adequado (água e sabão ou álcool gel) e manter a chamada etiqueta respiratória – com cuidados para conter o espirro –, especialmente em épocas sazonais de gripes.

Transporte público 

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) e a frota de ônibus não sofrem alterações. Maior terminal rodoviário da capital, a Rodoviária do Plano Piloto trabalha em um plano de contingência para garantir a segurança dos cerca de 800 mil passageiros que transitam pelo local diariamente.

Espaços culturais 

As atividades culturais da Biblioteca Nacional, do Museu da República, do Cine Brasília, do Memorial dos Povos Indígenas, do Museus Vivo da Memória Candanga, do Centro Cultural Três Poderes (Espaço Lúcio Costa, Panteão da Pátria e Museu da Cidade), da Casa do Cantador, da Biblioteca Pública de Brasília, do Centro de Dança do DF, do Espaço Cultural Renato Russo, do Museu do Catetinho, do Complexo Cultural de Planaltina e de Samambaia estarão suspensas. Os eventos que recebem recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Lei de Incentivo à Cultura e que têm execução por meio de termo de fomento da pasta também serão interrompidos.

DER/DF 

Não haverá alteração nos horários de atendimento ao público externo, setor de multas e ouvidoria.