07/05/2020, 12:11
Coronavírus: mais segurança nos presídios
Conter a pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19) na capital é prioridade do Governo do Distrito Federal (GDF). Um dos locais que tem recebido atenção especial é o Complexo Penitenciário da Papuda, onde a doença atingiu servidores e apenados. Na manhã desta quarta-feira (6), o governador Ibaneis Rocha conferiu as novas instalações que vão abrigar os infectados.
Os detentos diagnosticados com a Covid-19 serão transferidos para dois blocos dos novos Centros de Detenção Provisória (CDPs), em fase final de construção. Eles serão utilizados para o tratamento e a quarentena de presos durante a pandemia. Um dos blocos – com 200 vagas – será destinado exclusivamente para a quarentena de apenados que são transferidos para o Sistema Penitenciário semanalmente.
O segundo será para aqueles diagnosticados com o vírus, mas que não estão em estado grave. Os que necessitam de internação serão levados para o hospital de campanha que está sendo construído na Papuda.
Com os quatro novos CDPs, após a inauguração completa da obra serão criadas 3,2 mil novas vagas. Ao todo, 16 módulos de vivência mais modernos e com capacidade para 200 internos cada um.
“Sempre foi uma preocupação nossa, desde o início, e nós estamos conversando antes mesmo da pandemia se instalar. Sabíamos que a infecção iria chegar ao presídio, mas todas as medidas foram tomadas e aceleramos a complementação dos prédios. Fizemos a testagem em mais de 90% das pessoas que estão no sistema penitenciário e agora estamos entrando com as medidas de contenção para que isso não avance”, explicou Ibaneis Rocha.