01/06/2020, 21:39
Covid-19: Ação do Seconci-DF atinge cerca de 6 mil trabalhadores
As ações de prevenção contra o Coronavírus se aproximam dos 6 mil trabalhadores alcançados na construção civil do Distrito Federal. Desde o final de março, a equipe de profissionais percorre canteiros por todo o DF para esclarecer dúvidas, sugerir ações e verificar como as empresas estão lidando com a nova realidade.
Em quase dois meses, 90 canteiros foram visitados. Com isso, o alcance da ação se aproxima dos 6 mil trabalhadores e 48 empresas atendidas. Mais do que isso, reforça a importância e a preocupação que os representantes do setor estão tomando a fim de garantir e contribuir para práticas que visam a saúde e segurança no ambiente de trabalho.
A visita realizada pelos profissionais consiste numa conversa dos profissionais do Seconci com os gestores, que se reúnem em número pequeno para evitar aglomerações, para que possam ser orientados sobre práticas e ações que contribuem para evitar a disseminação. “A construção civil não parou e o Seconci montou um grupo de trabalho para ir às obras fazer passar orientações e adequar os canteiros para que haja mais segurança e os trabalhadores se sintam mais seguros no ambiente de trabalho”, explica o médico do trabalho do Seconci, Mauricio Nieto.
Durante a visita, a equipe preenche um check-list onde são verificados alguns requisitos recomendados pelas autoridades a fim de evitar a contaminação. Assim, é possível apontar o que está sendo feito e o que pode ser melhorado pelas empresas. Com o avançar das visitas, as boas práticas encontradas pela equipe também são sugeridas como forma de aumentar a prevenção nos ambientes laborais. “Quando encontramos ações que podem ser levadas para outras empresas, sugerimos a implantação e, geralmente, essas sugestões são bem aceitas e implementadas”, conta o técnico de segurança do trabalho, Solano Ferreira.