01/08/2019, 08:17
Criação de búfalos no DF começa a chamar atenção da economia
Embora ainda não possa ser apontada como uma referência, a criação de búfalos no Distrito Federal tem movimentado o setor. No ano passado, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram registrados 879 animais – quantidade que, aparentemente pouco expressiva, coloca o DF à frente dos estados de Alagoas (735 cabeças), Piauí (550) e Roraima (342).
Devido à limitação territorial do DF em relação ao restante do país, os números ainda são modestos, mas a região possui um grande potencial de mercado, tanto para pequenos produtores quanto para empresários. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri/DF), atualmente, há um total de 739 bubalinos cadastrados em 21 propriedades, entre as quais as maiores estão em Brazlândia e Ceilândia.
Segundo dados da unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), desse rebanho localizado no DF, são produzidas anualmente 12 toneladas de carne, além de 110 mil litros de leite, a partir do qual se fabricam outros subprodutos, como queijos e iogurtes. Essa produção é comercializada em restaurantes, pizzarias e hotéis.