11/10/2021, 19:50
Cultura e lazer local para o dia das Crianças
No Dia das Crianças, nada de ficar em casa. Para quem gosta de histórias infantis e boa música, a Setur-DF em parceria com a Orquestra Filarmônica de Brasília, promove o “Concerto para Criança – Pedro e o Lobo, Cirandas e Aquarelas”, nesta terça-feira, dia 12, com entrada franca. A apresentação será às 17h, na Concha Acústica de Brasília (Setor de Clubes – Vila Planalto) e os ingressos gratuitos podem ser retirados na Bilheteria Digital.
Brasília conta com uma Rota da Diversão, elaborada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) que, além de pioneira, oferece opções gratuitas e de baixo custo para as famílias se divertirem e celebrarem a principal data mirim do ano: o 12 de outubro. Desde um passeio pelo Complexo da República, onde está localizado o Museu Nacional criado por Oscar Niemeyer, e que oferece contemplação arquitetônica e informação cultural ao visitante, até uma simples pedalada com os pais no Eixão do Lazer (aos domingos e feriados como o desta terça-feira), os visitantes e moradores da cidade contam com mais de dez opções. O circuito pioneiro da Rota da Diversão foi pensado para levar essas crianças de todas as idades a conhecer os atrativos e se divertir pelos quatro cantos do Distrito Federal. “Muito além dos monumentos, das atrações cívicas e das descobertas no Cerrado, o que consagrou Brasília como um destino para todos os públicos, a Rota da Diversão traz entretenimento, cultura e o contato com a natureza, para moradores e visitantes de todas as idades”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Para orientar os visitantes infantis e os nossos “turistinhas” internos, a Setur-DF editou um miniguia, que conta com um layout exclusivo, jogos como o caça-palavras e desenhos para colorir, elaborados pelo artista Ralfe Braga. “Esta publicação é mais uma ferramenta para fomentar o turismo interno e externo e divertir a criançada”, explica Vanessa Mendonça.
Na rota da diversão, o público mirim pode conhecer o Parque da Cidade, Centro Cultural Banco do Brasil, Planetário, Pontão do Lago Sul, Jardim Botânico, Zoológico de Brasília, Torre de TV, Ermida Dom Bosco, Estádio Nacional Mané Garrincha, Complexo Cultural de Samambaia, Transitolândia e várias outras atrações. A Rota da Diversão inclui opções gratuitas e de baixo custo.
Para quem quiser maior comodidade e descobrir os atrativos mirins por meio de aparelhos celulares, tabletes, lap top ou outro equipamento de acesso à internet, basta acessar a Rota da Diversão na página da Secretaria de Turismo: www.turismo.df.gov.br/rota-da-diversao/.
Nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) espalhados pelo DF também é possível obter um guia com a rota.