25/06/2024, 09:39
Cumieira Samba Pra Terreiro realiza a 4ª Edição com festa exaltando Tradições de Matriz Africana
No próximo domingo (30/06) a partir das 18h acontece a 4ª edição do Cumieira – Samba Pra Terreiro no Calaf. A intenção é criar um ponto de encontro do povo de santo e simpatizantes das tradições de matrizes africanas para celebrar e “saravar”.
Cumieira é o ponto de força de uma Comunidade de Terreiro. Um pilar de sustentação das relações, saberes, costumes e da herança ancestral, que é a força do bem viver em comunidade. Para a idealizadora do evento, a sambista Cris Pereira, a festa busca celebrar as matrizes africanas e sua riqueza cultural. “O Cumieira nasce dessa vontade de celebrar nossa cultura tão rica e tão diversa e que ajudou na formação da cultura brasileira. Cumeira é o samba pra terreiro, para o povo de terreiro. Promovendo encontros, reencontros e celebrando as matrizes africanas”, afirmou.
A festa floresce do fundamento da união, compondo a musicalidade por meio do samba e seus sotaques, discotecagem e economia criativa feita por mulheres empreendedoras numa perspectiva afrocentrada, o que se chama de afroempreendedorismo. “A Kitanda é uma feira que busca dar visibilidade para as mulheres negras e de terreiro empreendedoras promovendo e potencializando o afroempreendedorismo feminino”, afirmou Luazi Luango, produtor cultural da Kitanda Cultura de Terreiro.
4ª Edição
Segurando a “curimba”, o Cumiera recebe a Banda Patacori como o grupo residente do evento, tocando sambas que bebem na fonte da cultura de terreiro. Carregando em seu nome a folha da palmeira do dendezeiro, o Grupo Mariwô é convidado especial fazendo a festa com muita cultura popular com o samba , samba reggae, axé, capoeira e músicas de matriz africana e afro-brasileira em seu repertório.
E quem aquece a discotecagem é Dj Umiranda, o Rei das pickups prometendo um set quentíssimo.
Combate ao racismo religioso
Além de promover o encontro dos povos dos povos de terreiro, o evento busca valorizar as culturas de matrizes africanas, por meio da musicalidade nascida nos terreiros que muitos admiram, mas poucos respeitam. A intenção é apresentar a riqueza, o respeito e a diversidade cultural que a cultura de terreiro fomenta, abraça e impulsiona.
Somado a isso, a Cumiera abarca a Kitanda, uma feira protagonizada por mulheres de terreiro.
A festa acontecerá no sábado dia 25 de maio, às 18 horas no Bar Calaf Brasília no Setor Bancário Sul. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, com preços acessíveis. O evento disponibiliza ainda um lote especial de cortesias limitadas para ninguém ficar de fora.
Serviço:
CUMIEIRA – Samba Pra Terreiro
Dia 30 de Junho às 18h
Bar Calaf Brasília – Setor Bancário Sul
Ingressos:
Disponíveis na plataforma Sympla
Antecipados R$ 15,00
Portaria R$ 25,00
Atrações
Banda Patacori
Banda Mariwó
DJ Umiranda
Feira KITANDA de Terreiro