23/11/2020, 13:05
Curso gratuito orienta empreendedores a saber inovar e crescer
A chegada da pandemia causou incontáveis prejuízos. O mercado de trabalho registrou mais de 13 milhões de desempregados no mês outubro de 2020. Mas, apesar de todo cenário negativo, o brasileiro têm se virado e muita gente tirou da gaveta o sonho de ter o próprio negócio. O Portal do Empreendedor registrou 551.153 novos microempreendedores no país, no período de 7 de março a 4 de julho deste ano. Um número 16.788 a mais do que no mesmo período de 2019.
Quem já tem a própria empresa ou quer abrir uma precisa estar cada vez mais especializado, já que a concorrência é grande. Entre os dias 9 e 17 de dezembro o Despertart, um programa para empreendedores entenderem a nova realidade do mercado, desenvolverem um pensamento de inovação e conhecerem ferramentas para ganhar cada vez mais espaço no mercado.
O curso é uma parceria entre o Sebrae, a Aceleradora Cotidiano e o Impact Hub. Segundo André Fróes, CEO da Cotidiano, essa é a hora de aprender sobre o ecossistema de inovação, como escalar seu produto e gerar valor. “Este programa foi criado para sensibilizar o empreendedor, de todos os setores, do que está acontecendo nessa nova economia e como ele pode se beneficiar das inúmeras oportunidades existentes. Quem participa desse programa sai preparado para gerar mais valor para seus clientes, colaboradores e parceiros de negócios”, explica.
São 125 vagas gratuitas. As aulas são 100% online e vão abordar temas, como: mindset de startups, tradicional x digital, design Sprint, como se organizar na era da Disrupção, como gerar valor e impacto com seus projetos, entre outros. Ana Carolina Neto de Andrade, presidente da AD&M, participou da edição passada do Despertart, para ela o treinamento fez uma enorme diferença. “Antes do Despertart, vivíamos discutindo que precisávamos inovar, mas bem da verdade, não sabíamos como fazer ou por onde começar. O treinamento nos deu uma visão completa sobre inovação, tendências de mercado e ferramentas, além de gerar urgência para inovar dentro da nossa empresa”, afirma.
Inovação está entre os objetivos da Aceleradora Cotidiano, que trabalha com a mentoria de diversas startups. Segundo Fróes, apesar das dificuldades, muitas empresas conseguiram se adequar à nova realidade. “A crise acelerou a transformação digital das organizações, sejam elas pequenas empresas até as grandes empresas. Houve avanços na agenda de presença das marcas nos meios digitais, experiência do cliente, maior colaboração entre as equipes, mais parcerias ganha-ganha e aumento da consciência do que é valor para a sociedade. E a crise também acelerou uma agenda de investimentos voltada para empresas mais conscientes da geração de valor para a sociedade como um todo. Essa é a hora do empreendedor dar um salto na sua capacitação”, finaliza.