Menu

04/11/2021, 17:03

Dados de Brasília surpreendem segmento internacional de turismo

Números sobre Brasília e o Lago Paranoá surpreenderam os participantes na abertura da 6ª edição do Congresso Internacional Náutica, em São Paulo. O evento contou com a presença de prefeitos, secretários e agentes de todas as regiões do Brasil para discutir temas como a despoluição, estratégias e tendências do turismo nacional das águas e o cenário de retomada econômica pós-pandemia e apontou o Lago Paranoá como um dos principais destinos do segmento no Brasil. A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, marcou presença no primeiro dia de debates e projetou a capital federal como uma das principais tendências para o turismo náutico do país.

“A presença de Brasília no SP Boat Show 2021 e no 6° Congresso Internacional Náutica – Investimentos no Turismo das Águas comprova que hoje somos a melhor cidade do país para o desenvolvimento do turismo náutico”, afirmou a secretária. “Temos o maior lago artificial urbano da América Latina com 80 km de perímetro e 38 metros de profundidade máxima e com boas condições de navegabilidade durante os 12 meses do ano. Além disso, a infraestrutura que temos às margens do Lago Paranoá – 38 clubes, 18 marinas, 28 bares e restaurantes e 9 hotéis – e a segurança jurídica que permeia a relação do governo com a iniciativa privada nos colocam numa posição muito vantajosa em termos de competitividade nacional”, acrescentou Vanessa Mendonça.

“Assim, a capital do país está pronta para receber todos os investimentos e empresas do setor náutico.” O evento é organizado pelo Grupo Náutica, com o objetivo de aprofundar questões do segmento náutico do país. Nesta edição, gestores públicos e representantes do segmento do Distrito Federal, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco apresentarão, até o final do evento,  projetos bem-sucedidos dessas regiões. Pela primeira vez em todas as edições do Congresso Internacional Náutica, um secretário de estado do Turismo do DF participa das discussões sobre o tema, propondo soluções relevantes para diversos pilares da sociedade, por meio de melhores práticas do turismo das águas. “Além de ser a capital do país, o centro de tomadas de decisões importantes para o Brasil, Brasília já desponta com um grande potencial para o turismo náutico brasileiro”. Brasília está entre as cinco principais cidades brasileiras com maior visitação náutica, segundo levantamento do Ministério do Turismo (Mtur) feito em abril deste ano. As razões são diversas. 

O Lago Paranoá tem a maior extensão de espelho d’água urbano do país e, por suas características, não tem perda volumétrica em nenhuma época do ano, o que garante navegabilidade em todas as estações.