29/03/2024, 12:19
Dengue: homeopatia como aliada na prevenção e tratamento da doença
Desde o início do ano, o Distrito Federal tem enfrentado uma epidemia de dengue. Nesta segunda-feira (25/3), o DF chegou à marca de 177 mil casos prováveis da doença e 188 óbitos confirmados. Além desses, 45 mortes suspeitas estão sob investigação, conforme aponta o último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde (SES-DF).
Diante desse cenário desafiador, além do tratamento convencional prescrito pelos médicos, a medicina alternativa oferece opções adicionais para aliviar os sintomas da dengue.
De acordo com a farmacêutica Telma Kotaka, da Quality Farmácia de Manipulação, os medicamentos homeopáticos ajudam a fortalecer o sistema imunológico. “Estes remédios atenuam sintomas da doença e aceleram a recuperação”, esclarece.
A farmacêutica ainda explica que a homeopatia pode ajudar no alívio das queixas provocadas pela dengue. “Essas formulações podem ser utilizadas para reduzir a febre, diminuir dores musculares, melhorar a circulação sanguínea, contribuindo para o bem-estar do paciente e promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz. Foi pensando nisso que nós criamos, aqui na farmácia, fórmulas específicas para as pessoas terem opções no antes, durante e no pós-dengue”.
É importante ressaltar que a medicina alternativa deve ser utilizada em conjunto com o tratamento convencional e sob orientação de um profissional qualificado. Além disso, medidas de prevenção contra a dengue, como a eliminação de criadouros do mosquito transmissor e o uso de repelentes, devem ser sempre adotadas para evitar a propagação da doença.