27/05/2019, 15:33
Deputados e Fecomércio declaram apoio ao Setor Cultural contra do cancelamento do FAC
O Procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima, da Quarta Procuradoria do Ministério Público de Contas do DF, apresentou, ao TCDF, a Representação 8/19, com pedido de medida cautelar, para que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF suspenda os efeitos do “Aviso de Cancelamento do Edital de Chamamento Público 17/18”.
O Sindicado dos Servidores da Carreira Pública da Assistência Social e Cultural do DF (Sindsasc) afirma seu total apoio à luta travada pela Frente Unificada da Cultura do DF diante do ataque que o GDF destina não só aos artistas e trabalhadores dos setores envolvidos como a toda a população do DF, que será prejudicada com mais essa postura do governo.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) defende a manutenção do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). No sábado, a Secretaria de Cultura do DF anunciou o cancelamento do edital “Áreas Culturais” de 2018, que previa investimento de R$ 25 milhões em diversos projetos culturais da cidade. O objetivo da pasta é transferir esse montante para à reforma do Teatro nacional, que está há cinco anos fechado. A ação foi publicada no Diário Oficial do DF. Na visão da Fecomércio, responsável por administrar no DF o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) – um dos principais promotores e incentivadores da cultura, a decisão do GDF desestimula a produção cultural e traz prejuízos para os brasilienses.