27/07/2021, 19:59
Deriva, investigações sobre comicidade, gênero e expressões artísticas
Manuela Castelo Branco, conhecida e reconhecida como palhaça Matusquella, realiza, nas quartas-feiras de agosto e setembro, sempre às 19h, o projeto “Deriva”, investigações sobre comicidade, gênero e expressões artísticas apresentadas em uma série de lives que fazem parte de suas pesquisas de mestrado e agora doutorado da multi artista.
Nessa série, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF, mais duas pesquisadoras vem agregar suas pesquisas e percepções sobre esses temas, quais sejam: Romana Melo (PA) e Daiani Brum (SC), também doutorandas, e companheiras de pesquisa de Manu.
“É no sentido do compartilhar de vivências que retomo investigações sobre palhaçaria, comicidade e gênero, mas de forma aprofundada numa perspectiva de gênero não-hetero e não-cysnormativa. Drags, caricatas, bufonas, burlesques, palhaços gays e palhaças sapatonas, relatam e discutem, em conjunto, formas diversas de relacionar vida, arte e riso”, comenta a artista.
“Ninguém resiste à colonialidade dos gêneros sozinho. Somente é possível resistir a ela com o entendimento do mundo com uma vivência compartilhada que se consegue entender as próprias ações.” (María Lugones, 2017, p. 356 – 357).
Nesse sentido, a comicidade e o riso surgem como mapas-talismãs concedendo leveza e impulso vital, além do elemento crítico nesse enfrentamento – não no sentido belicoso, mas no sentido de frente a frente, promovendo o acesso a uma série de conteúdos extremamente delicados, mas igualmente poderosos.
Como convidadas, convidados, convidades temos artistas e pesquisadores de várias regiões do país, bem como de diferentes práticas e linguagens artísticas. Por exemplo: Bia Medeiros (DF), Melissa Caminha (CE), grupo Cia Fundo Mundo (SP), Circo de Soládies (SP), Larrissa Latif (PA), Joice Aglae (BA), Egon Seidler/Cia Traço de Teatro (SC), Lua Lombert (PR) e Angela de Castro (Londres), que são referências em suas práticas artísticas, e que marcam o projeto de grande diversidade.
Além de um gostoso, nutritivo e divertido bate-papo com es artistes convidados/convidadas/convidades teremos inserções de conteúdos poéticos e/ou artísticos a partir de vídeos autorais dos participantes e elaborados pelas pesquisadoras acima destacadas.