Menu

22/06/2020, 08:33

DF já testou 10% da população para Covid-19

As autoridades de saúde do Distrito Federal já viabilizaram a realização do teste de 10% da população para diagnóstico do novo coronavírus, causador da Covid-19: foram, no total 301.878 mil exames, das duas modalidades adotadas no DF, dos tipos rápido e RT-PCR, feitas em toda a população até 12 de junho. 

Estes dados incluem os agendamentos via drive-thru (na população que se julgou com sintomas), em profissionais de Saúde, dentro sistema prisional (segmento muito afetado) e em áreas vulneráveis. Ao ultrapassar os 300 mil testes, o DF alcançou 10% da população (segundo o IBGE, o população estimada local é de 3 milhões.

“O DF realiza a maior proporção de testes levando em conta a sua população. A testagem ainda segue por um período pelo método drive-thru ou itinerante, mas cada vez mais está sendo dirigido para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pois além de ser mais eficiente para critérios clínicos, fortalece o vínculo com as equipes de vigilância e atenção à saúde, o que possibilita o acompanhamento dos pacientes e seus contatos”, explica Eduardo Hage, subsecretário de Vigilância à Saúde do DF.

A testagem no DF tem ocorrido de forma ampla. Por exemplo: três áreas da zona rural do Gama, na Ponte Alta, receberam a testagem itinerante em 16 e 17 de junho. A ação teve por objetivo testar quem apresentava sintomas em lugares mais remotos do DF.

No Hospital Regional da Asa Norte (Hran), 1.608 profissionais estão envolvidos no enfrentamento à doença.