07/10/2019, 07:39
DF terá de qualificar 118.688 profissionais da indústria até 2023
O Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mostra que Informática e Logística e Transporte estão entre as áreas que mais vão exigir capacitação de técnicos na capital do País. O Distrito Federal terá de qualificar 118.688 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, de qualificação e de aperfeiçoamento de 2019 a 2023.
A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento de trabalhadores já empregados. Apenas 23% precisam de capacitação para ingressar no mercado. Nesse grupo estão tanto pessoas que vão ocupar novas vagas quanto postos existentes que ficarão disponíveis devido a aposentadorias, entre outras razões.
Além de subsidiar a oferta de cursos do Senai, o Mapa do Trabalho pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado. “O estudo demonstra a importância da qualificação profissional tanto para conseguir uma oportunidade no mercado quanto para se manter nele. E, principalmente, que a pessoa precisa estar pronta para as novas profissões que vão surgir com o desenvolvimento tecnológico”, destaca o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.