13/10/2020, 22:21
Dia Mundial de Lavar as Mãos: hábito previne a transmissão de diversas doenças
“Lavar bem as mãos” é uma das recomendações mais ouvidas na atualidade. Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, o hábito simples e aprendido ainda na infância, se mostra essencial no combate a diversos tipos de doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hábito de higienizar as mãos, apesar de grande aliado ainda é bastante negligenciado. A prática quando realizada, é capaz de reduzir infecções e promover a segurança da população.
Com o objetivo de promover a conscientização, no dia 15 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar o hábito e fazer com que tal atitude faça parte do cotidiano de todos.
De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, a limpeza dessa parte do corpo é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de microrganismos. O profissional explica que as mãos são o principal meio de contaminar o resto do corpo.
“É por meio delas que se busca ou leva quase todos os tipos de doenças, como por exemplo, as infecciosas (escabiose, popularmente conhecida como sarna), bacterianas (hepatite, diarreia), vírus (rotavírus, conjuntivite, gripe), fungos (pano branco), micoses e tudo que contém esses agentes causais”, detalha o profissional.
Além de higienizar as mãos, o médico ressalta que é extremamente importante a lavagem de objetos, alimentos e tudo o que “a mão toca”.
Dicas para uma boa higienização da mãos:
molhe as mão em água corrente;
use sabão ou detergente e ensaboe as mãos, os punhos, até o meio do antebraço;
esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;
siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;
enxague as mãos e braços em água corrente;
seque com papel toalha.
Quando lavar as mãos?
Antes e após o preparo de alimentos;
Antes de fazer refeições;
Antes e após tratar qualquer machucado, principalmente em crianças;
Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes;
Sempre depois de usar o banheiro.