Menu

05/12/2022, 17:02

Dia Nacional da Acessibilidade: em busca da inclusão social

O Brasil comemora no dia 5 de dezembro o Dia Nacional da Acessibilidade. O objetivo é aumentar a conscientização e incentivar uma ação proativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva e solidária, que possibilite igualdade de oportunidades para todos.

Quando se fala em acessibilidade, o termo parece evidenciar apenas os aspectos referentes ao uso dos espaços físicos e arquitetônicos como pisos táteis, barras de apoio, rampas e reserva de espaços específicos em teatros, cinemas, estádios, entre outros. “Entretanto, é importante colocar em primeiro lugar o respeito e a inserção para essas pessoas – algo que, infelizmente, ainda é uma dificuldade para a maioria”, afirma Ester Pacheco, presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi).

Numa acepção mais ampla, a acessibilidade em si faz parte dos requisitos para a quebra de diversas barreiras para a efetiva participação de pessoas em condições especiais comumente excluídas dos nichos sociais. 

Em busca desse objetivo, foram implementadas algumas leis importantes aqui no Brasil que favoreceram o movimento como a Lei n°13.146, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que, com certeza, trouxe mais visibilidade para a causa, visando o exercício dos direitos e liberdades fundamentais à todos e a Lei nº 10.098, Lei da Acessibilidade, que estabelece normas gerais e critérios básicos para pessoas com mobilidade reduzida.

Sobre a Fenapestalozzi – Fundada em 28 de agosto 1970, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que visa a defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades assim como suas famílias, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outras.

A Federação Nacional representa o Movimento Pestalozziano e tem por finalidade integrar as 235 afiliadas que estão presentes nas 5 regiões do país distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal. Juntando esforços, por meio das Associações Pestalozzi, é possível implementar medidas técnicas, científicas e administrativas em todo território nacional, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência condições para o exercício pleno de seus direitos como cidadãos comuns.

A federação visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e luta diariamente por ações sociais e políticas públicas que interajam e desenvolvam a autonomia e independência dessas pessoas, capacitando-os para o futuro.