26/07/2023, 21:57
Dia Nacional do Vira-Lata: a vida dos peludos também é celebrada na literatura
Celebrado no dia 31 de julho, o Dia Nacional do Vira-Lata é uma ocasião perfeita para a leitura de obras que homenageiam os peludos. Entre os vira-latas mais famosos da literatura nacional e internacional estão o cão Vira-lata, do livro Vira-lata, de Stephen Michael King, e Bob, que é retratado no livro “Um gato de rua chamado Bob”, de James Bowen.
Na literatura brasileira é possível encontrar homenagens aos vira-latas, como no livro “Um cão caramelo e outros contos”, dos escritores brasilienses Diogo Silva e Patrícia Osandón (Clube de Autores, 2022). O conto que dá nome ao livro, intitulado “Um cão caramelo”, traz a história do cão mais amado do Brasil, o Caramelo, que encontra a amizade em um caminhoneiro de coração mole chamado Juvenal.
Ao longo de 232 páginas, em nove contos, os autores abordam temas como o amor e a amizade entre humanos e animais, destacando a importância da adoção de cães e gatos. Com capa e ilustrações da mineira Anna Luíza de Oliveira Campos, as narrativas de “Um cão caramelo e outros contos” se passam nos diversos cantos do país e têm em comum, além do amor e da amizade, a cor amarela em seus diversos tons.
Destaca-se, também, o conto “Um diário para Amendoim”, que conta a história de uma garota e de um gato adotado. No conto, ela vivencia as diversas fases da adolescência e do início da fase adulta com a amizade de Amendoim. Outros contos presentes no livro tratam da descoberta do primeiro amor, o amor na terceira idade, a afeição à tecnologia e a amizade entre diferentes gerações.